quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Terapia Crânio Sacral Biodinâmica



 "Na quietude não há sofrimento.
 Quando reconectamos com o centro se acaba o sofrimento.
A função da cura, por tanto, é reestabelecer a quietude.
 Estar em contacto com essa qualidade inata, caracterizada pela quietude.
Tocar a quietude no outro, desde nossa própria quietude,
é oferecer no presente a possibilidade de um renascimento.
Para o terapeuta e para o paciente."
Mike Boxhall




A Terapia Crânio Sacral Biodinâmica centra sua acção na não acção, partindo de uma atitude de escuta atenta pelo ser total, físico-psíquico-espiritual, procura entrar num estado quietude, para aceder ao âmago do ser humano.  A quietude não é algo que nós "fazemos" é simplesmente SER, ser quem somos realmente; é algo que compartimos com o universo.  E desde este centro, que se criam condições para que a transformação e reestabelecimento do equilíbrio sejam possíveis.
É nesta quietude que encontramos a chave para nos re-conectarmos com as capacidades auto-curativas que existem em todos nós.
Com origem nos E.U.A. e difundida principalmente por Franklin Sills em Inglaterra, a Terapia Crânio Sacral, na sua vertente Biodinâmica  parte do conceito de que nascemos com uma matriz ordenadora de saúde e bem estar.
O conceito básico desta terapia holística é a existência de uma FORÇA VITAL primordial no universo, que o fundador, William Sutherland, denominou "Respiração da Vida" (Breath of Life).  Nos seres humanos faz sua aparição antes da respiração pulmonar, e é o principio básico ordenador da construção e funcionamento do nosso organismo.  No livre fluir desta energia que já era conhecida pelos povos não ocidentais desde há muito (chi, na China, Ki no Japão, Prana na India, Kuyuy nos Andes), reside a saúde e bem-estar dos seres vivos.
Esta energia começa a pulsar em nós com a concepção e nunca mais nos abandona.  Mas, devido a diversas razões (acidentes, experiências traumáticas e hábitos de vida actuais de stress, principalmente), surgem bloqueios e estagnação energética. Então, o o que chamamos de "doenças" seriam o resultado da perda de contacto com esta fonte.
Por isto a TCSB não estará focada nos desequilíbrios e disfunções, mas sim em encorajar e estimular a presença deste lado saudável latente. 
A Terapia Crânio Sacral Biodinâmica reconhece a Vida fluindo em nós, expressada através do Movimento de contracção/expansão.  Qualquer órgão e tecido celular vivo saudável "respira" e expressa esta dinâmica da Respiração da Vida (Breath of Life).
Como ondas do oceano esta  pulsação existe também a nível do sistema crânio sacral (composto pelo encéfalo, medula espinal, sacro, as membranas que circundam e separam estes órgãos e o fluido cefalorraquideo que circula através deles).  Por incrível que pareça nosso cérebro, e os demais órgãos deste sistema (e os ossos que os circundam) se expandem e contraem, com ritmos próprios.  É então, a regularização destes movimentos o  que optimizará  o funcionamento de nosso sistema nervoso, e por consequência do nosso organismo em geral. 
Este pulsar pode ser percebido e "visto" por mãos sensíveis.  Assim, num ambiente de profunda calma e relaxamento, através de toques suaves e não invasivos, numa atitude de profundo respeito em relação ao cliente, o terapeuta consegue "dialogar" com estas forças e receber suas informações.  Pode, então,  apelar ao livre fluir de esta energia e ajudar a que a Respiração da Vida se manifieste em toda sua plenitude.
Mesmo em situações de grande desequilíbrio, ou doença, o âmago de nosso ser mantém-se intacto.  Dentro do caos e violência que gera um furacão existe um centro de calma e equilíbrio.  O cliente, por isso, é convidado a reconhecer e a confiar plenamente na sabedoria do seu corpo, nesta inteligência interior, que tende sempre ao re-equilibrio.
A TCSB tem-se mostrado particularmente efectiva na abordagem de:
~desequilíbrios hormonais;
~ transtornos derivados do parto, tanto na mãe como no recém nascido (cesariano, fórceps, ventosa, etc);
~aprender a lidar melhor com o Stress;
~ problemas de aprendizagem e concentração;
~ dores de cabeça; enxaqueca;
~ dores das costas e pescoço;
~ distúrbios do sono;
~ transtornos menstruais;
~ whiplash e efeitos de acidentes.
Pode ser usada em pessoas de todas as idades, pois não tem contra-indicações, e pode ser de ajuda também em situações de doenças crónicas.
Além disto, algumas pessoas, sem terem problemas específicos de saúde optam por esta terapia como uma forma de aceder a experiências de profunda calma e meditação.  Outras encontram estímulo para realizar transformações na sua vida ou enfrentar melhor momentos críticos.

Informação prática

O que acontece numa sessão?
O cliente é convidado a deitar na marquesa, não precisa tirar a roupa,  (se recomenda levar roupa confortável) logo de um momento de sintonização e meditação conjunta, o terapeuta fará o contacto inicial com o corpo do cliente, colocando suas mãos suavemente em diversos pontos, por exemplo membros inferiores,  ombros, etc,
Se desenrola logo uma sequência de técnicas específicas que seguem uma ordem sugerida pelo próprio corpo do cliente.
Num ambiente calmo e seguro o cliente é capaz de relaxar e conectar-se com o seu ser mais profundo  desde onde todas as transformações são possíveis.

Quanto custa uma sessão?
O  custo por sessão é de 50 euros.

Quanto dura uma sessão?
Uma sessão, por norma, tem uma duração de 1 hora e meia.  A primeira sessão tem uma duração maior.
Um tratamento pode ter uma frequência semanal e prolongar-se por 5 o 6 semanas.  Poderá variar dependendo de cada situação.  Posteriormente, numa avaliação conjunta, decidirá-se-á se é necessário continuar e de que forma.

Terapeuta
Isaura Zegarra da silva

Onde?
Centro Tinkuy
Estrada do Rodízio nº 2, Almoçageme
2705-335 Colares - Sintra
Marcações pelo telemóvel 967 941 468.
    
                                                     
Quem sou eu?
Uma buscadora...
que chegou a este planeta terra há 51 anos, em Cusco, Perú.
Fiz estudos na Universidade Católica de Lima, me formei em Ciências Sociais (especialidade Antropologia Cultural), participei em diversas pesquisas na linha da  Antropologia Educativa.
Mas o meu interesse começou a mudar no ano 1980, quando decidi optar pelo vegetarianismo e pelas formas naturais de cura.  Esta procura me levou a São Paulo, Brasil, a estudar na Escola de Nutrição Satori (1993-1996), sob a direcção dos professores Tomio Kikuchi e Bernadete Kikuchi.
A partir de então quis aprofundar os temas da Auto-cura e da Alimentação Psicosómática.  Me tenho dedicado regularmente  a dirigir cursos e workshops de Cozinha Natural em Perú e posteriormente em Portugal.
Tive oportunidade de estudar na "International School of Biodynamic Craniosacral Therapy - ISBC Kiental, na Suíça (2003-2006), sob a direcção de Frederick Wolf (Alemanha, 1951), estes estudos me deram uma visão mais ampla e profunda sobre o  ser humano, me permitiram integrar melhor aspectos físicos, psico-biológicos, e espirituais numa nova dimensão.
Tenho assumido este trabalho corporal  como uma maneira de servir e de dar continuidade a formas de cura inspiradas na minhas raízes andinas. Utilizo também, como suporte, a Terapia com essências florais do Dr. Edward Bach e a orientação alimentar.
Continuo a procura ... de encontrar-me, de evoluir como ser humano, de transcender, individualmente e em conjunto. Procuro servir e  ser capaz de amar incondicionalmente a todos os seres, na convicção profunda de que todos somos uma unidade,  e expressão da divindade na terra.  Procuro ainda....
Estou em Portugal desde 1996, onde resido com o meu marido e dois filhos. 




2 comentários:

  1. No silêncio do teu coração, encontrarás Deus.

    ResponderEliminar
  2. Olá, tenho o prazer de me encontrar aqui em Portugal, onde decidi mudar-me do meu país (Itália), um colega que seguiu o mesmo caminho de estudos do craniossacro biodinâmico.
    Eu tenho o diploma da escola ITADO de Turim (Itália) aderente à associação craniosacral italiano, onde eu tinha como professores Michael Shea e Frederick Wolf grande professor, Também visitei o seu belo país de origem parando em Cusco há muitos anos e depois hospedando na Itália por muitos anos toda uma família peruana de Lima.
    Vivo no Tomar distrito de Santarem e queria saber se aqui em Portugal se pode praticar o craniosacral biodinâmico com um diploma italiano. Desejo-lhe um mundo de bem e se o céu quer que nos vamos encontrar mais cedo ou mais tarde. Um abraço de luz. Amtaal

    A língua portuguesa ainda não é fácil para mim e por isso usei um tradutor, peço desculpa por isso. Obrigado Amtaal Ferruccio Piccinin

    ResponderEliminar