terça-feira, 2 de outubro de 2012

Apresentação da Agenda 2013 de Fernanda Botelho dedicada às Sementes



SINOPSE AGENDA 2013

Esta agenda já vai na sua 4ª edição. As anteriores começaram em 2010 com uma abordagem generalizada sobre as utilidades das plantas medicinais mais comuns. Em 2011 foi a vez das “Árvores, arbustos e outras plantas medicinais”, em 2012: “Plantas medicinais, a importância das abelhas”; uma agenda/livro plena de receitas e conselhos sobre plantas medicinais que mais afinidades têm com as nossas amigas abelhas.
Desta vez senti um desejo profundo de juntar a minha voz à de tantas outras espalhadas pelo planeta, em defesa das sementes livres, contra a sua manipulação e patenteação. Deixo aqui o meu contributo e o meu grito de alerta na defesa de uma causa tão ou mais urgente do que o declínio das abelhas abordado em 2012.
Selecionei 53 plantas nas quais incluí sementes como a quinoa, o amaranto, o sésamo, o feno-grego, a papoila, a alfafa e o sarraceno. Estão também representadas a bardana, o estramónio a estévia , o boldo, o lúpulo e a prunela por serem plantas de interesse medicinal , mantendo-me assim  fiel ao fio condutor destas agendas sobre as utilidades culinárias, hortícolas e terapêuticas das plantas.
Contei com a generosa e importante colaboração do biólogo da conservação Fernando Naves e das duas associações que mais têm feito em defesa  e conservação das sementes. https://colherparasemear.wordpress.com e www.sossementes.gaia.org.pt. Cujos artigos figuram na introdução da agenda.

Fernanda Botelho





O Centro Tinkuy vai ter o prazer de apresentar este trabalho de Fernanda, Agenda 2013, na Sexta Feira 19 de Outubro no marco do evento denominado "Uma noite dedicada às sementes" a partir das 19h, com uma programação especial que inclui:

-Um jantar confeccionado principalmente com sementes

- Intervenção de Fátima Teixeira sobre as Sementes e Biodiversidade

-A projecção de filmes documentários sobre este importante tema, com a colaboração da Associação Colher para Semear

-Tertúlia





Mais informação e Inscrições para este evento:

por e-mail centrotinkuy@gmail.com ou aos telef. 219292506 ou 967941468

ou visitando o nosso blog: centrotinkuy.blogspot.com



Este evento forma parte das iniciativas que a nível mundial decorrem respondendo à chamada internacional da Aliança Global para as Sementes Livres.(http://seedfreedom.in/seed-freedom-fortnight/)



Vamos agir?

Vamos divulgar?



Participa!

Sem comentários:

Enviar um comentário