quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO, QUE FUTURO? Conversas com Sopa. Convidado: Luis Jeri

 Sexta-feira, 8 Março, a partir das 19h00

Inserido no programa CONVERSAS COM SOPA, vamos reflectir sobre o tema da educação, debatendo  sobre os fundamentos que sustentam a escola na sociedade actual. Tendo como ponto de partida a projecção do filme "A Educação Proibida" - filme que resulta de uma investigação que abrange 8 países e mais de 90 educadores com perspectivas alternativas, tentaremos identificar também as saídas.

Como bem dizem os productores deste filme:



Este documentário produzido no ano de 2012, questiona a escolarização moderna e propõem um novo modelo educativo.
O atual sistema "PRUSSIANO" originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear.
As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.
Ou seja, o sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos "adestrados" para servir ao sistema; nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será "proibida".
Infelizmente, esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. Sua principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.
E aqui estamos agora, com este problema enorme nas mãos...
Assim, fracassados somos todos os que compactuamos direta ou indiretamente com esta verdadeira máquina de subjugar crianças e adolescentes inocentes.
Este documentário é o resultado de mais de 90 entrevistas realizadas em 8 países através de 45 experiências educativas não convencionais e um total de 704 co-produtores.
Um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.

Mais informações sobre o filme aqui


Podem ver e divulgar, livremente o filme aqui

Luis Jeri, é peruano e psicólogo social.  Tem trabalhado principalmente em Comunidades de várias zonas no Perú e também em projectos educativos com forte componente ambiental. Nos últimos anos tem participado no projecto "Terra das Crianças" criado pela "ONG Ania"* que teve origem no Perú e que actualmente está sendo aplicado em 13 países com adaptações metodológicas a cada realidade cultural.No âmbito do SVE - Serviço de voluntariado Europeu, Luis forma parte da ONG "Centro de Convergência" * que baseia sua acção na Aldeia das Amoreiras (Projecto Aldeias Sustentáveis) e desenvolve projectos em escolas com crianças e jovens da zona.
*Para quem quiser saber mais acerca destes Projectos pode ver.


Este evento decorre no marco das "Conversas com Sopa",
pode ver o Programa detalhado e  mais informações Aqui

http://centrotinkuy.blogspot.pt/2013/02/conversas-com-sopa-sextas-feiras-19h.html


Vos esperamos!


Sem comentários:

Enviar um comentário